O governo da Noruega deu o sinal verde ao anunciou
que quer construir o primeiro túnel no mundo para navios, com o objetivo de
ajudá-los a navegar por uma secção instável da costa sudoeste do país.
O túnel, que terá o nome de Stad Ship Tunnel, será localizado no
ponto mais estreito da Península de Stad.
O projeto custará 2,7 bilhões de krone (£ 260
milhões), mas a Noruega - com sua enorme riqueza de petróleo e gás do Mar do
Norte - pode facilmente pagá-la.
O túnel, através da Península Stad, no oeste da
Noruega, será grande o suficiente para permitir que atravesse navios de até
16.000 toneladas métricas, incluindo cargueiros e navios de cruzeiro.
Atualmente, o Norwegian Coastal Express navios de
cruzeiro e ferries vela para a cidade de Aheim sobre o Vanylvsfjord e, em
seguida, tem que percorrer todo o caminho em torno da Península Stad para
chegar Måløy.
O túnel em si é configurado para se tornar uma
atração turística em seu próprio direito quando se abre em 2029. O projeto do
túnel foi escolhido, em vez de um canal de navio tradicional, por causa dos
danos ambientais que um canal faria à península.
A via de passagem para os barcos terá 1,7
quilómetros e será construída numa parte da encosta montanhosa da península,
ligando duas grandes entradas do mar entre altas montanhas rochosas, marcas
características da costa da Noruega.
Já existem túneis para barcaças, como o Canal do
Midi em França, mas o túnel de Stad será o primeiro no mundo capaz de acomodar
cargas de grande porte e navios de passageiros até 16,000 toneladas.
"Será o primeiro túnel no mundo que poderá ser
usado por grandes barcos como navios cargueiros ou o 'Coastal Express'", o
navio turístico que percorre a costa norueguesa, disse Ottar Nygaard,
presidente da pequena localidade de Selje e responsável pelo projeto.
De acordo com um recente estudo realizado pela
empresa especializada Nordvest Fjordservice, nas águas da península de Stad
ocorreram 46 acidentes e 33 mortes desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
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