Pular para o conteúdo principal

Dimensionamento de Adutoras por recalque - Parte 02


Estimativa da potência requerida pelo sistema

            Nós podemos também, a nível de anteprojeto estimar a potência necessária maneira para o grupo motor bomba, através de fórmulas como a que se segue:
            Onde,

Po = potência do conjunto elevatório em KW;
Q = vazão em l/s;
Hmt = altura manométrica total;
h = rendimento moto-bomba.

            A potência necessária pode ser calculada de outra forma, que é basicamente a mesma anterior, só que de outra forma:
            Onde,

Po = potência requerida, c.v.;
g = peso específico da água, 1000Kgf/m³;
Q = vazão do sistema, m³/s;
Hmt = altura manométrica total, m;
h = rendimento total do conjunto (motor x bomba).

            Para o nosso caso, como o sistema é dividido em dois trechos em recalque, ambos com aproximadamente o mesmo desnível geométrico, encontra-se:
Q= 1,18m³/s;
Hmt = 92 m;
h = 0,8.

Encontramos como potência requerida de 1820 c.v.,
Mas necessita-se colocar uma folga no sistema, e para P>20cv, adota-se uma folga de 10%, achando-se como valor do sistema a ser instalado, de 1994 c.v., aproximadamente 2000cv para cada uma das estações de bombeamento.
            Não, se pode esquecer que este dimensionamento e a título de anteprojeto, visto que a real potência a ser instalada, vai depender da curva da bomba a que se vai adotar.

Escolha da tubulação.

Os tubos empregados nos condutos forçados podem ser:
a) Tubos de ferro fundido (FoFo);Têm sido os mais empregados, tanto em obras de captação como nas adutoras, principalmente em redes de distribuição. Também tem sido largamente usado os tubos de ferro fundido dúctil que se distingue dos ferros fundidos cinzentos tradicionais por suas notáveis características mecânicas (elasticidade, resistência aos impactos, alongamento...).



b) Tubos plásticos PVC; Tem sido aplicados e tende a aumentar o seu emprego, principalmente nas redes de distribuição com diâmetros me­nores do que Ø 400 mm. Para pequenos diâmetros e quando se envolvem pequenas pressões é o material mais utilizado na maioria dos projetos.


c) Tubos de concreto armado; São indicados principalmente para adutoras de diâmetro grande. Sendo atualmente pouco utilizado devido à dificuldade de instalação de equipamentos especial ao longo da canalização, sendo necessário peças de outro material para a instalação das mesmas, sendo o material empregado para essas peças especiais o FoFo, que tem suas peças padronizadas.


               d) Tubos de aço; São empregados na captação como em adutoras princi­palmente, nos casos de diâmetro grande e de alta pressão in­terna. São bastante utilizados para a execução de peças especiais mesmo em adutoras com o emprego de outros materiais, muito utilizado nos barriletes. A sua utilização implica a instalação de sistema especial de combate a corrosão que é a chamada proteção catódica.
 Sistema Pirapama - Recife/PE - Diâmetro 1880mm
Sistema Pirapama - Recife/PE 


e) Tubos de PRFV (poliéster revestido com fibra de vidro); apresenta-se hoje em dia como uma nova alternativa para utilização em adutoras, com um preço bastante competitivo em relação ao principal componente utilizado, que é o FoFo. É classificado como um tubo flexível. Tubos de PRFV, em comparação direta com o ferro fundido é mais econômico, mas tem suas limitações. Primeira, o tubo para manter suas características, necessita de pressão externa que o envolva para manter sua resistência, por ser um tubo flexível  necessita de pressão externa uniforme, portanto será utilizado nos trechos enterrados em que não tenha o perigo de ficarem expostos. E a outra limitação fica por conta do vandalismo que já ocorreu em outras adutoras, que nos trechos aparentes as tubulações ficam mais vulneráveis. 
Estrada da Batalha - Jaboatão/PE - Tubo PRFV 600mm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blocos de Ancoragens

Durante o transporte de líquidos dentro de uma tubulação aparece empuxos decorrentes deste movimento que tendem a movimentar a tubulação. Para se evitar este movimento e procedida a   utilização de blocos de ancoragem de concreto, é a técnica geralmente mais utilizada para equilibrar os esforços de empuxo hidráulico de uma canalização com bolsas, sob pressão. PRINCÍPIO   Diferentes tipos de blocos de ancoragem podem ser colocados segundo a configuração da canalização, a resistência e a natureza do solo, a presença ou não de lençol freático.  O bloco reage aos esforços de empuxo hidráulico de duas formas: ·          por atrito entre o bloco e o solo (peso do bloco), por reação de apoio da parede da vala (engastamento). Na prática, os blocos de ancoragem são calculados levando em consideração o atrito e a resistência de apoio sobre o terreno.  Quando existem obstáculos ou se a má qualidade dos terrenos impossibilita a construção de blocos de ancoragem, é possível

Estruturas de proteção costeira (parte 02) – Quebra-mar

Os Quebra-mares são obras longitudinais não aderentes, e tem este nome devido a sua implantação ser paralela a linha da costa e a certa distância da mesma, portanto, sem ligação. Normalmente são implantados em locais de profundidades maiores que os espigões, com a função de proteção da costa. são elementos concebidos para a proteção da costa travando a ação das ondas numa determinada área. Esta  proteção é obtida devido às características destas estruturas, que dissipam e refletem a energia das ondas que as atingem . Sendo estas estruturas muito utilizadas em portos com o objectivo de tirar partido das suas características e possibilitar zonas de fraca ondulação, facilitando com isto a amarração de navios .                          Figura: Quebra-mar instalado na entrada/boca do porto do Recife/PE. Quebra-mares destacados São elementos singulares ou múltiplos. Estas estruturas não impedem a ação das ondas incidentes, são consideradas como uma barreira as ondas para dissi

O QUE É UM EMISSÁRIO SUBMARINO?

Num sistema de esgotamento sanitário, muitas vezes os despejos do esgoto são lançados diretamente no mar ou estuários. Para tanto só é realizada a remoção das partículas grosseiras do esgoto (areias, garrafas e partículas solidas). Nas cidades costeiras em todo o mundo, a grande capacidade depuradora dos oceanos, tem feito da disposição oceânica, uma alternativa a ser considerada na concepção dos sistemas de tratamento e disposição final de esgotos. O emissário é uma canalização que transporta os efluentes desde a ETE até seu destino final. É constituído de uma parte terrestre e outra oceânica ficando, esta última, assentada no assoalho marinho onde é ancorada. O comprimento do emissário ou, a distância de lançamento dos despejos, depende de estudos referentes a diluição inicial do esgoto, ás correntes de aproximação da costa, a profundidade do lançamento, maré e regime de ventos. Geralmente eles variam de 1 a 10 km de extensão. O comprimento médio