Pular para o conteúdo principal

O que são Draglines?

DRAGLINE




Walking draglines é um equipamento de movimentação de terra, sendo predominantemente utilizados em mineração de superfície.

As maiores draglines são utilizados na mineração para remover as camadas do solo que abrange o carvão. As menores, podem ser utilizados para limpeza de canais e barragens.

Esse equipamento, foi inventado em 1904, por John W. Page (Page Schnable, contratante) para utilização em canal de Chicago nos Estados Unidos.

Em 1910 a empresa Bucyrus Erie entrou no mercado. A empresa foi a pioneira na introdução de draglines para a indústria mineira.

Em 1914 a empresa Harnischfeger Corporation, entra no mercado com os seus próprios modelos movidos a gasolina.

Em 1939 a empresa Marion Steam Shovel Dredge Company (fundada em 1884 por Henry Barnhart, George W. King e Edward Huber) entrou no mercado com a sua própria versão de dragline. A empresa mudou o seu nome para Marion Power Shovel Company em 1946.

No ano de 1979, a Liebherr desenvolveu o primeiro dragline do mundo com acionamento hidráulico e controle eletrônico.

Em 1988, Harnischfeger Corporation (estabelecido em 1884 como P&H Mining por Alonzo Pawling e Henry Harnischfeger) adquire a Page Engineering e as draglines passam a ser comercializadas sob a sua linha de "P&H".

Nos Estados Unidos, durante mais de 100 anos, a Bucyrus e a Marion competiram (como Intel e AMD) para ver quem construía as maiores draglines do mundo. Em 1997, a Bucyrus comprou a Marion, acabando com a rivalidade secular. De 1882 até hoje, a Bucyrus-Marion fabricaram 90% das draglines existentes no mundo e suas draglines escavaram o canal do Panamá.

Foi a Marion que construiu em 1965, a The Captain, a maior escavadeira do mundo até então. The Captain pesava 14000 toneladas, tinha 66 metros de altura e se movia sobre esteiras e sua gigantesca pá removia de uma só vez 270 toneladas de terra. The Captain foi desmontado em 1991.

A Bucyrus (fundada em 1880) respondeu com o término da construção em 1969 (levou 2 anos) do Big Muskie, a maior dragline do mundo. O Big Muskie pesava 14000 toneladas, tinha 68 metros de altura, 149 metros de comprimento, 46 metros de largura e se movia sobre sapatas, se rastejando. Sua gigantesca pá removia de uma só vez 325 toneladas de terra. Os cabos de aço tinham um diâmetro de 12.7 cm. O Big Muskie era movido a eletricidade, proveniente de um cabo elétrico de 13800 volts. O Big Muskie foi desmontado em 1991.

A Bucyrus, Liebherr e a P&H são as únicas empresas que fornecem draglines para a mineração de superfície no mercado brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blocos de Ancoragens

Durante o transporte de líquidos dentro de uma tubulação aparece empuxos decorrentes deste movimento que tendem a movimentar a tubulação. Para se evitar este movimento e procedida a   utilização de blocos de ancoragem de concreto, é a técnica geralmente mais utilizada para equilibrar os esforços de empuxo hidráulico de uma canalização com bolsas, sob pressão. PRINCÍPIO   Diferentes tipos de blocos de ancoragem podem ser colocados segundo a configuração da canalização, a resistência e a natureza do solo, a presença ou não de lençol freático.  O bloco reage aos esforços de empuxo hidráulico de duas formas: ·          por atrito entre o bloco e o solo (peso do bloco), por reação de apoio da parede da vala (engastamento). Na prática, os blocos de ancoragem são calculados levando em consideração o atrito e a resistência de apoio sobre o terreno.  Quando existem obstáculos ou se a má qualidade dos terrenos impossibilita a construção de blocos de ancoragem, é possível

Estruturas de proteção costeira (parte 02) – Quebra-mar

Os Quebra-mares são obras longitudinais não aderentes, e tem este nome devido a sua implantação ser paralela a linha da costa e a certa distância da mesma, portanto, sem ligação. Normalmente são implantados em locais de profundidades maiores que os espigões, com a função de proteção da costa. são elementos concebidos para a proteção da costa travando a ação das ondas numa determinada área. Esta  proteção é obtida devido às características destas estruturas, que dissipam e refletem a energia das ondas que as atingem . Sendo estas estruturas muito utilizadas em portos com o objectivo de tirar partido das suas características e possibilitar zonas de fraca ondulação, facilitando com isto a amarração de navios .                          Figura: Quebra-mar instalado na entrada/boca do porto do Recife/PE. Quebra-mares destacados São elementos singulares ou múltiplos. Estas estruturas não impedem a ação das ondas incidentes, são consideradas como uma barreira as ondas para dissi

O QUE É UM EMISSÁRIO SUBMARINO?

Num sistema de esgotamento sanitário, muitas vezes os despejos do esgoto são lançados diretamente no mar ou estuários. Para tanto só é realizada a remoção das partículas grosseiras do esgoto (areias, garrafas e partículas solidas). Nas cidades costeiras em todo o mundo, a grande capacidade depuradora dos oceanos, tem feito da disposição oceânica, uma alternativa a ser considerada na concepção dos sistemas de tratamento e disposição final de esgotos. O emissário é uma canalização que transporta os efluentes desde a ETE até seu destino final. É constituído de uma parte terrestre e outra oceânica ficando, esta última, assentada no assoalho marinho onde é ancorada. O comprimento do emissário ou, a distância de lançamento dos despejos, depende de estudos referentes a diluição inicial do esgoto, ás correntes de aproximação da costa, a profundidade do lançamento, maré e regime de ventos. Geralmente eles variam de 1 a 10 km de extensão. O comprimento médio