Nesses dias em que todos pensamos em fazer um financiamento da casa própria, vai ai uma explicação do sistema mais utilizado no Brasil.
Na grande maioria dos financiamentos, utilizamos o SAC, que é o Sistema de Amortização Constante (SAC), como o próprio nome indica, tem como característica básica serem as amortizações do principal sempre iguais (ou constantes) em todo o prazo da financiamento(20 ou até 30 anos). O valor da amortização é facilmente obtido mediante a divisão do capital emprestado pelo número de prestações.
Os juros, por incidirem sobre o saldo devedor, cujo montante decresce após o pagamento de cada amortização, assumem valores decrescentes nos períodos.
Em conseqüência do comportamento da amortização e dos juros, as prestações periódicas e sucessivas do SAC são decrescentes em progressão aritmética.
Admita que o empréstimo de $ 100.000,00 descrito no
Exemplo Geral deva ser pago, dentro de um prezo de 5 anos, em 10 prestações semestrais. Desconsiderando inicialmente a existência de um prazo de carência, pode-se elaborar a seguinte planilha financeira para a operação de empréstimo.
DICA !!!!: Portanto, a dica que fica é ! sempre que possível, com o 13º, PL e outros rendimentos, fazer o abatimento do saldo devedor REDUZINDO O NÚMERO DAS PARCELA. Atenção a isso, pois muitas vezes se vende a idéria de se reduzir o valor das parcelas, mas, se você esta conseguindo pagar normalmente as mesmas é bem mais vantajoso a redução do número das percelas o que reduz de cara o valor pago a título de Juros.
Boa Sorte a todos !!!
Comentários
Postar um comentário